Histórico

O primeiro registro oficial da FAZENDA MONJOLO data de 1858. O registro paroquial n° 237, “levado a efeito às folhas 105 em 18 de setembro de 1858”, conforme certidão da Procuradoria do Estado de Goiás, delimita a área de terras chamada “FAZENDA MONJOLOS”.
 

Resultado da colonização trazida no século XVIII pela “Bandeira” capitaneada por Antônio Bueno de Azevedo, a Fazenda Monjolo representava a cultura da época, dedicando-se à criação e ao plantio nos moldes de então, utilizando os equipamentos rudimentares de madeira como o Monjolo, utilizado para moer grãos, movido pela ação da água e de força de gravidade.


Com a implantação da nova capital passou a pertencer ao Distrito Federal guardando uma privilegiada localização histórica: dista 6 km da “Reserva Ecológica das Águas Emendadas” que abriga nascentes que compõem as duas mais importantes bacias hidrográócas brasileiras - a Platina e a Amazônica; dista cerca de 20 km do centro geodésico do Brasil, da pedra fundamental inaugurada em 7 de setembro de 1922 no local determinado pela Missão Cruls, em 1893 criada pelo Imperador Pedro II, em obediência à Constituição de 1891, com o fim de delimitar o local da primeira capital, que iria ser construída pelos brasileiros e não pelos colonizadores.
 

A proximidade de Brasília (46 km do centro da cidade) fez com que a antiga fazenda fosse sendo repartida em propriedades menores e absorvendo as inovações do progresso.
 

Assim a FAZENDA MONJOLO está toda estruturada com eletrificação, núcleo administrativo pavimentado e urbanizado mantendo porém vivas as marcas de sua origem, como, por exemplo, a captação de água pura da mina, que é bombeada pelo sistema de “Roda D’água”; restaurante com fogão a lenha e uma antiga casa de adobe, construída no século XIX e preservada até os dias atuais. 


Essa evolução do antigo sem destruí-lo é a filosofia da FAZENDA MONJOLO que orienta o projeto de restauração de nossas instalações para o retorno de nossas atividades.

Roda d´água que garante o abastecimento da fazenda com água da mina

Casa de Adobe do Século XIX transformada em museu histórico

Oficina do Doce construída a partir de um velho galpão

Foto da Missão Cruls

Foto da Missão Cruls

Espaço Cultural Tom Jobim com Coreto e  e Anfiteatro 

A cascata é um convite para se refrescar nos dias quentes